Poiésis

sábado, março 13, 2010

Cantemos o amor!

Essa semana, uma pessoa me disse que não acreditava no amor e que, segundo a opinião dela, "... o amor é como remédio com prazo certo de validade: dois anos!"

Eu acredito no amor. Porém, não acredito num sentimento que pensam e confundem por também achar que é amor: sentimento comodista, teatral e aproveitador, que a todo o tempo maltrata e , ardendo em ciúme exacerbado, possui uma única função: aprisionar. Mas acredito no amor em si , amor para ser vivido e sentido com todo o seu pacote de incertezas, encanto, respeito - acima de tudo-, cuidado e alegria. Ou seja, cheio de vida que nos ensina e nos faz caminhar nesse grande aprendizado. Um amor no seu todo: cantando, vivenciado e poetizado por cada um de nós à medida que o sentimos. Amo viver o amor. Um amor que ora tem ciúmes, inseguro, sofredor por não ser correspondido, ora forte que faz o sangue ferver e que, às vezes, parece cegar. Cegar tudo aquilo que está em nossa volta porque na frente dos nossos olhos e pensamento a pessoa amada ali está. Ou um amor, seja por qual for o motivo, vivido a distância, dolorido de saudade e vivenciado por lembranças. Mas que se diminuir só um pouquinho a dor, o vazio da ausência é logo sentido. Então, há de se nutrir a saudade-presença.
Bem, de um modo ou de outro, ser feliz diante de um sentimento tão nobre.
Então, viva em sua última gota. Cantemos o amor!



Safo, poetisa notável de Lesbos. Seus poemas exaltam o amor em seus belos e singelos versos líricos. Um amor que perpassa o tempo... Sem fronteiras.



0 comentários: