Poiésis

quarta-feira, outubro 12, 2011

As Aves (Aristófanes)


 "É de nós, as Aves, que os Homens recebem as maiores bênçãos.
Por nós, ficam a saber da chegada da Primavera, do Inverno, do Outono.
O grito da garça, durante o seu voo para a Lybia, anuncia-lhes que é tempo de semear.
Por nós, o comandante do navio fica a saber que pode abandonar o leme e dormir uma noite descansada.
Por nós, Orestes sabe que deve tecer uma capa quentinha para o Inverno —
não vale a pena deixar-se enregelar durante as suas expedições de ratoneiro.
Quando surge o Milhafre, nova estação se aproxima!
É o tempo da tosquia, quando chega a Primavera, e as andorinhas aconselham a troca das roupas quentes por vestes mais estivais."

" PISTETERO- Hay infinitas pruebas de que las aves, y no los dioses,
reinaron sobre los hombres en la más remota antigüedad. Empezaré por
citaros al gallo, que reinó sobre todos los persas antes que todos sus
monarcas, antes que Darío y Megabises; y en memoria de su reinado se
le llama todavía el ave pérsica."

(Trecho da bela peça de Aristófanes, As Aves)

quarta-feira, agosto 17, 2011

Previsão do tempo




tempo nublado
 
corações esparsos -
 
previsão de chuva
 
 no inverno

daqueles olhos

terça-feira, agosto 16, 2011

Tô de bem



Tô me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém. Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem. Tô aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem. Tô me dedicando de verdade pra agradar um outro alguém. Tô trazendo pra perto de mim quem eu gosto e quem gosta de mim também. Ultimamente eu só tô querendo ver o ‘bom’ que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom pra quem? Supera, suporta, entenda: isento de problemas eu não conheço ninguém. Queira viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, tô despreocupado, com a vida eu tô de bem. 


(C.F.Abreu)

segunda-feira, agosto 15, 2011

Agenda - Mini-curso Entre palavra e imagem: a obra de W. Benjamin

O Mini-Curso, ENTRE PALAVRA E IMAGEM: a obra de Walter Benjamin, será realizado na UFF( campus Gragoatá) nos dias 17 a 19/8, de 14-18h




Vamos?!!

sexta-feira, agosto 05, 2011

Voltando pra casa



sim! estou voltando. gosto muito disso aqui!
um beijão!
e vamos que vamos! : ))

quinta-feira, julho 07, 2011

Multifoco lança Poesia é isso, de Lohan Lage Pignone

Queridos amigos, poetas e leitores do Poesia em Si!!!


                                                                              

É com enorme alegria que publico  o convite de lançamento do livro  Poesia é isso, pela Editora Multifoco, do jovem  autor Lohan Lage Pignone, cujo prefácio eu tive a honra de escrever. Deixo aqui um trechinho para vocês saborearem:

    "O livro Poesia é isso, que a Editora Multifoco oferece aos leitores, reúne o melhor da poética do jovem Lohan Lage Pignone. A presença marcante da qualidade de suas poesias abragem uma diversidade de temas como  amizade, o tédio, os gritos do corpo, a relação do homem com uma barata ou, até mesmo, a beleza da cruzada de pernas da prostituta.
 
A inquietude do poeta quanto à alienação e o absurdo que se configura a existência humana ante uma "ilusão de óptica/ Uma atração hipnótica" de uma vida monótona, "preta e branca", em frente à tela de TV, pode ser conferida em "On-Off", cujo sujeito lírico parece fazer uma constatação:

Quando me liguei
Já estava ligada
Quando desliguei
Permaneci ligado
(...)
Sua vida é a cores?
Minha vida é preta e branca
Tarde demais
Quando me liguei... Ela já estava ligada. "
 

É isso, pessoal! Com certeza o seu lirismo, sua poesia multifacetada dialogando com o cotidiano, com o erotismo, além de uma pitada de humor, nos surpreenderão!

Portanto, não percam! Será no sábado -03/09- a partir de 18h, no lugar mais carioca do Rio de Janeiro: no Espaço Multifoco, na Lapa!! ( Av. Mem de Sá, 126- Lapa)


“Ser poeta é um risco
Ser poeta é produzir um risco
Numa folha de papel”
(Estrambote- Lohan Lage)

Então, vamos???
Um abração a todos!!! Nos encontramos lá!

sexta-feira, junho 10, 2011

Volto Já!!


Pessoal! Que saudade do meu espaço com cheirinho de jasmim que é isso aqui ! Estou sumida um pouco; eu sei. Mas, assim que acabar as provas, prometo publicar bastantes coisas interessantes nessa casinha que eu amo estar. Tenho várias postagens em mente, de alguns amigos poetas, escritores e pintores também. E estou ansiosa em vê-las  aqui!
Um beijão a todos! É rapidinho, viu?  Volto já , já!
      Bjs!!!  Si : )
             

sábado, junho 04, 2011

Auto estima


"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima."


(Charles Chaplin)

terça-feira, abril 26, 2011

Strawberry Swing


Olá, caro leitores!

Amo essa música. Por isso resolvi publicá-la.  Além , é claro, da graciosa produção em stop motion também!

O clipe conta a história de um rapaz que ouve o pedido de socorro de uma moça  seqüestrada por um esquilo gigante; ele passa por diversas situações para poder resgatá-la, até que consegue eliminar o animal com uma noz explosiva, libertando-a finalmente.

Gostei muito do vídeo porque remete ao amor e as suas sensações de estar além da realidade, acima das nuvens, desafiador da lógica, e , segundo ao clipe e letra, como crianças sorrindo num balanço; de querer estar com e ser apenas feliz. Sentimento absurdo, surreal ou nonsense? Ah, que seja então! rsrs...




“I remember we were walking up to strawberry swing"


É isso!!
Um beijão a todos!!     

segunda-feira, abril 25, 2011

Ai... É ela... a danada da TPM...

Calma rapazes porque, às vezes, é como se fosse assim mesmo, rs. São aqueles dias que estamos só um pouquinho sensível demais. Mas também é aquilo, passa rapidinho, é só ter um pouquinho de paciência! Outra, só daqui a vinte dias, rs!

Bjssss... e Bom dia!!!!!!!!!!  : )






Trrrriiiimmmmmmm......

Hum.... hum....  Zzzzzzzzzzzzzzzz.....

Trrrriiiimmmmmmmmmmmm......

- Puta que o pariu!!! Três da manhã!!!! Será que médico não tem o direito a dormir não, caramba!!!  Alô!

-Doutor... Sou eu, Evanecilda Sã.

- Hum... hum... ZZZZzzzzzzzz....

-Doutor, o senhor está me ouvindo? Doutor???? Tá aí, ainda?!

- Hum...  O quê...?  O que é que você quer Evanecilda?!

-É porque hoje, doutor, estou naqueles dias... Queria uma recomendação sua.

- Hummm... Zzzzz... dias... Zzzz... HUM??! Que dias?!

- Ihhhh... doutor Riconaldo... São aqueles dias, um tanto que fico sensível... Mas dessa vez foi um pouco mais forte. Exagerei um pouco, aqui, em minha casa... É porque nesses dias eu fico um tanto explosiva, sabe? Mas é só nesses dias, depois passa.

- Mas o que foi dessa vez? Não me diga que congelou outro gato !!!!

- Não... É que... gostaria de saber só uma coisinha:


quinta-feira, abril 14, 2011

Os votos, de Sérgio Jockymann

Olá! Deixo aqui publicado o poema que mais gosto e tenho profunda admiração; e que desejo a todos vocês, leitores do blog. Espero que vcs curtam também! É isso! Um beijão!


      Os Votos
( Sérgio Jockymann)

Desejo primeiro que você ame,
E que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.

Desejo, pois, que não seja assim
Mas se for, saiba ser sem se desesperar
Desejo também que tenha amigos
Que mesmo maus e inconseqüentes
Sejam corajosos e fiéis
E que pelo menos em um deles
Você possa confiar sem duvidar



E porque a vida é assim
Desejo ainda que você tenha inimigos
Nem muitos, nem poucos
Mas na medida exata para que
Algumas vezes você se interpele
A respeito de suas próprias certezas.
E que entre eles
Haja pelo menos um que seja justo

Desejo depois, que você seja útil
Mas não insubstituível
E que nos maus momentos
Quando não restar mais nada
Essa utilidade seja suficiente
Para manter você de pé.

Desejo ainda que você seja tolerante
Não com os que erram pouco
Porque isso é fácil
Mas com os que erram muito e irremediavelmente
E que fazendo bom uso dessa tolerância
Você sirva de exemplo aos outros



Desejo que você, sendo jovem,
Não amadureça depressa demais
E que sendo maduro
Não insista em rejuvenescer
E que sendo velho
Não se dedique ao desespero
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor


Desejo, por sinal, que você seja triste
Não o ano todo, mas apenas um dia
Mas que nesse dia
Descubra que o riso diário é bom
O riso habitual é insosso
E o riso constante é insano.

Desejo que você descubra
Com o máximo de urgência
Acima e a respeito de tudo
Que existem oprimidos, injustiçados e infelizes
E que estão bem à sua volta


Desejo ainda
Que você afague um gato, alimente um cuco
E ouça o joão-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinal
Porque assim, você se sentirá bem por nada

Desejo também
Que você plante uma semente, por menor que seja
E acompanhe o seu crescimento
Para que você saiba
De quantas muitas vidas é feita uma árvore


Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro
Porque é preciso ser prático
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele na sua frente e diga:
"Isso é meu"
Só para que fique bem claro
Quem é o dono de quem

Desejo também
Que nenhum de seus afetos morra
Por eles e por você
Mas que se morrer
Você possa chorar sem se lamentar
E sofrer sem se culpar

Desejo por fim
Que você sendo homem, tenha uma boa mulher
E que sendo mulher, tenha um bom homem
Que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes
E quando estiverem exaustos e sorridentes
Ainda haja amor pra recomeçar


E se tudo isso acontecer
Não tenho mais nada a lhe desejar


* Esse poema circula como sendo "Desejo", de Victor Hugo. Mas ele não é o real autor.

segunda-feira, abril 04, 2011

A melhor propaganda de carro que já vi de todos os tempos!!!

Olá, queridos leitores!

Pessoal, hoje resolvi quebrar de vez o protocolo do blog, rs!
Mais é por uma ótima causa! Olha, eu não ligo muito para propagandas de carro e nem de carros ( a não ser aquela belíssima máquina que faz parte do clipe “Desert Rose” , de Sting; quem  assistiu sabe bem do que eu estou falando), mas esse clipe da Kia , de fato... me deixou de boca aberta.  Lindo demais! A produção, as cores, os efeitos  fazem desse vídeo pra lá de interessante. Se trata de uma produção em HDTV para o YouTube. A máquina? Claro! O belíssimo  Optima 2011, também conhecido como Magentis. Não deixe de conferir.


É isso aí!
Um beijão a todos!!


quarta-feira, março 30, 2011

Aí vai meu coração ( Tarsila do Amaral )

Olá, queridos!

        Passei aqui rapidinho para deixar uma dica sobre esse livro que estou lendo e que é lindo pelo conteúdo e imagens: “ Ai vai meu coração”, da autora Ana Luisa Martins.
       Confesso a vocês que me sinto a própria narradora do conto “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector: leio pouquinho que é pra não ter que acabar logo.
O livro aborda o caso amoroso vivido pela pintora, registrado em cartas apaixonadas endereçadas a Luís Martins.
       As cartas de Tarsila reunidas em "Aí vai meu coração", são escritas com muita paixão (por Luis) e empolgação (pela atenção que sua obra despertava) para o marido, que estava no Rio ou na Europa e que já iniciava o processo de separação. Quando a união acaba, Tarsila tem 64 anos, e ele, 43. Luís, então, se casa com a escritora Anna Maria, de 27 anos. O livro inclui também as cartas de Anna Maria para Luís Martins, trechos da autobiografia do crítico e crônicas publicadas por ele, que tratam, com poucos rodeios, das dificuldades da separação e do novo casamento - que enfrentava oposição aberta dos tradicionais Amarais.

         Tarsila do Amaral tinha 47 anos quando conheceu Luis Martins, com apenas 26. Os dois se apaixonaram e viveram juntos por 18 anos, relação que se encerrou quando o jornalista e crítico de artes se uniu à escritora Anna Maria Martins - mãe da autora desse livro -, 16 anos mais nova do que ele. No mesmo período em que o casamento acabou, a pintora viu sua obra ganhar grande reconhecimento, consolidando a importância que já se sabia desde os primeiros anos do modernismo, quando realizou sua tela mais famosa, "Abaporu".
       


É isso aí!
Um abração!

sexta-feira, março 25, 2011

O Ariza que Gabriel me deu.

, decidido e envolvente no seu estilo. Ah, eu sou esse nó na sua gravata, Florentino... Como tudo em você é lindo. Tudo isso em você me atormenta, Florentino, por mais que eu diga não. Seus olhos virulentos de languidez me seguem pelos espelhos da sala, ou pelas frestas da porta a causar-me doce desassossego. São os seus passos que agora se aproximam apressados ao meu encontro. E quanto a mim, nesse quarto, o que mais posso te oferecer senão o Frank: I've got you under my skin, alguns  cigarros e balas Halls menta dispersos em minha bolsa? Você se aproxima, se despe sem pudor a face e desejos. E eu... I'd sacrafice anything come what might for the sake of having you near!! Estou por você presa a essas mil e uma folhas amarelas de um desassossegado lirismo e galanteio em prosa pra lá de poética sem fim. Que costuram as páginas desse meu livro me impedido de ti, à noite, fugir, Florentino! Ah, Florentino, se você soubesse... Correria quilômetros, léguas te propondo vários, mais vários casamentos felizes!!

Música: 

quarta-feira, março 23, 2011

Amor pra recomeçar (Poesia)



Assopre a poeira

Das cartas de amor,

Junte os bilhetes

Aflitos de saudades

Que para você escrevi.


Tire as poesias,

As fotografias amarelas,

Da tão fechada gaveta.

E perceberás que nelas

Tu ainda acharás amor.



segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Capela Sistina em 3D- (passeio virtual)

Olá, queridos leitores! Deixo para vocês uma dica sobre passeio virtual. Então, indico a Capela Sistina, com afrescos de Michelangelo Buonarroti, pode ser visualizada em 3D, cuja página foi criada especialmente pelo site oficial do Vaticano.
Eu achei interessante. E as pinturas, então? Explendorosas!! Clique na imagem, espere carregar ( demora só um pouquinho, mas vale apena) e movimente o mouse à vontade. Toda a sala pode ser explorada nos mínimos detalhes, movendo o mouse e usando os botões de zoom na parte inferior, à esquerda.
Claro, não é a mesma coisa que ver ao vivo, mas se não tem a possibilidade de ir a Cidade do Vaticano para ver de perto, esta é uma ótima maneira de observar uma obra que é única no mundo.

O resto é... 
Apreciar, apreciar e ... apreciar.
Um abração!

Glumpers- The Egg

Olá !
Hoje resolvi postar esse vídeo porque achei interessante a temática. Muitos acreditam que o passarinho é o Twitter. Que nada! Pura bobagem.
Glumpers é uma animação divertida , inteligente e muito bem feita criado pelo estúdio Motion Pictures. Os Glumpers são, ao todo, em número de seis e moram na mesma casa. Suas personalidades são extremamente diferentes, variando desde o preguiçoso, o hiper- ativo, o tímido até o mais inteligente,   e que, muitas das vezes, acabam ocasionando grandes confusões entre si devido o gênio de cada um. 
A problemática da convivência (a qual é tema recorrente  em quase todas as animações)  é ressaltada, e a luta pelo espaço - seja ele em casa ou no âmbito mundial, ainda que camuflada de vida, beleza e boa intenção- podem esconder algo catastrófico.

É isso!
Um Abração



quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Porque ler é...


... chegar  "  até a borda, ele disse. Eles disseram: Nós temos medo. Venham até a borda, ele insistiu. Eles foram. Ele os empurrou... E eles voaram." ( G. Apollinaire)

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Sacral Nirvana, de Oliver Shanti

Olá, caros leitores! Tudo jóia?

Hoje me lembrei de uma música que não ouvia faz um tempão, e, na verdade, a considero uma das mais lindas e que me faz muito bem. A canção? Nada mais do que a belíssima Sacral Nirvana, de Oliver Shanti. Pensando nela, resolvi montar esse clipe para o Poesia em Si. Deixei, logo abaixo do vídeo, a letra também.

Gosto muito desse estilo de música e, além dessa, as da cantora Enya: Caribbean Blue e Orinoco Flow. Para quem conhece, lindas, não?!

 É isso ai!


Um grande beijo!!





Born to be free
Love,
Land of monasteries
Free land under the sky
Love,
In universal understanding
No limitations!
* A canção Sacral Nirvana faz parte do álbum Circles Of Life.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Amigos? Sim! Pra orangotango nenhum botar defeito!

Olá, queridos leitores! Quanto tempo! Eu sei, desde o ano passado. Mas agora estou de volta! Tudo bem com vocês?

Então, recebi ontem um e-mail super legal que fala de uma amizade um tanto inusitada. Mas eu? Eu achei um barato! Por isso resolvi compartilhar com vocês também. São coisas ou atos como os deles que, muitas das vezes, nos dão uma “chacoalhada” e nos fazem retomar ou olhar para trás algo que , com o corre- core do dia- a- dia, às vezes ficam um pouco de lado: os nossos amigos.

As fotos são de um orangotango de três anos de idade, estava deprimido por ter perdido os pais recentemente e se recusava a comer; além de não responder bem aos tratamentos e remédios, o que causava grande preocupação aos veterinários achando que ele iria se entregar à morte. Porém, nesse período, um velho cão foi encontrado perdido nos arredores do zoológico; foi então que os veterinários tiveram a idéia de levar o cão para dentro da sala de tratamento no intuito de animar o orangotango. O resultado? Ah! Amigos inseparáveis!

Eles vivem no norte da Califórnia e a natação é o esporte favorito de ambos, embora Roscoe (o cachorro) ainda tenha um pouco de medo da água e precise da ajuda do amigo para atravessar a nado.










* É porque, contigo, eu vejo o mundo assim...

Ele fica melhor a cada abraço apertado que você me dá,
A cada lágrima sua que remove as minhas pedras,
Ou a cada risada gostosa que compartilhamos juntos.
Desejo ainda que nossa amizade não seja infinita,
Mas que também não seja demasiadamente curta:
Mas na justa medida da sua intensidade enquanto durar.
E o que seria de mim se não tivesse tocado o seu coração?
Também não desejo que o compartilhar seja uma obrigação...
Para que não venhamos, um dia, nos perder de vista...
Ou que talvez o medo, devido à  distância, possa apagar a sua presença.
Mas que, se por algum motivo for para longe, essa amizade ainda te sacie e te seja  plena.
E que no final você possa olha para trás
E, sem duvidar, poder dizer:
Valeu a pena.

(por Simone Prado)

 

 
 
É isso aí!
 Um abração!


* Poesia registrada na Biblioteca Nacional- Escritório de Direitos Autorais- (E.D.A- RJ))